terça-feira, 30 de agosto de 2011

Saiba um pouco mais de ROTARY.

Tenho recebido muitos telefonemas de seguidores do meu blog  pedindo mais informações sobre Rotary, quais seus objetivos e como fazer para se associar a ele. Neste artigo, vou fazer uma pequena síntese do que já se escreveu a esse respeito, tentando esclarecer a curiosidade dos leitores não rotarianos, e, para aqueles que se interessarem em obter mais conhecimento sobre sua filosofia, forma de agir e resultados, eu recomendo que nos dê a alegria da presença em nossas reuniões ordinárias, no Rotary Club de Santo Amaro.

QUAL É NOSSA Missão
O objetivo principal do Rotary é Servir – na comunidade, no lugar de trabalho e no mundo em geral. Os rotarianos procuram estabelecer a boa vontade e a paz no mundo, oferecer serviços humanitários e fomentar um elevado padrão de ética em todas as profissões. "Dar de Si Antes de Pensar em Si" é o lema rotário.

Quadro Social
Os rotarianos são homens e mulheres de negócios e profissionais, que procuram através da prestação de serviços voluntários, melhorar a qualidade de vida nas comunidades locais e mundialmente. O quadro social de um clube representa um corte transversal da vida de negócios e profissional da comunidade. Os Rotary Clubs são entidades apolíticas, não religiosas, abertas a pessoas de todas as culturas, raças e credos que se reúnem semanalmente.
- Há aproximadamente 1.222.974 de rotarianos, em 34.179 Rotary Clubs espalhados por 213 países no mundo.
- Em 1987 as mulheres também passaram a ser admitidas pela organização e, hoje, representam o seu segmento que mais rapidamente se expande. Atualmente, mais de 2.000 Rotary Clubs são presididos por mulheres que, além disso, também estão assumindo papéis de liderança a nível regional.
-- Fonte: Revista Brasil Rotário – julho/2011.

Serviços Prestados 
Os rotarianos implementam, através de seus Rotary Clubs, projetos comunitários que procuram sanar muitos dos problemas críticos da atualidade, entre eles, a violência, abuso de drogas, falta de orientação à juventude, AIDS, fome, analfabetismo e destruição do meio ambiente.
Os rotarianos trabalham com e para a juventude procurando focalizar os desafios enfrentados pela mesma nos dias de hoje. Envolvendo-se com os programas do Rotary, os jovens aprendem a ser líderes, bem como a importância da prestação de serviços à comunidade.

Objetivos de Rotary
COMPANHEIRISMO:  desfrutar da companhia uns dos outros e aumentar o círculo de negócios e o relacionamento profissional;
ALTRUÍSMO: desempenhar amplas funções cívicas de valor para toda a comunidade local;
SOLIDARIEDADE: desenvolver o Ideal de Servir, com a convicção de que os negócios poderiam ser encarados como um meio de servir à sociedade;
INTERNACIONALIZAÇÃO: envolver-se internacionalmente no papel de pacificador, pedindo aos rotarianos que apóiem movimentos pela paz mundial.  Surgem a Fundação Rotária (1917) e a criação da UNESCO (1942).

Fundação Rotária
É uma instituição filantrópica idealizada em 1917, pelo rotariano Arck Klumph, sem fins lucrativos, com o objetivo de incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, caritativo e educacional.

Ficou interessado em saber mais? Faça-nos uma visita: reuniões-jantares às terças feiras, 20 horas, Morumbi Grill, Av. Roque Petroni Jr., 837, Santo Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário